ACAI - ASSOCIAÇÃO DE CANOAGEM DE ITAOCARA
Rua Frei Thomáz, 32 - Centro - Itaocara-RJ CEP 28.570-000
Fundada em 15/11/2005

acainoagem@gmail.com


A Associação de Canoagem de Itaocara - ACAI fica em Itaocara-RJ, cidade localizada no noroeste fluminense as margens do rio Paraíba do Sul.

Maiores informações sobre o município acesse http://www.itaocararj.com.br/ 

 

INÍCIO DA CANOAGEM EM ITAOCARA

 Zéze, Cristian(acima), Wanner(abaixo) e Pedro Eugênio. 1983
Foto Zéze, Cristian(acima), Wanner(abaixo) e Pedro Eugênio. 1983

A canoagem em Itaocara surgiu no início da década de 80 e logo em seguida foi criada a AICA Associação Itaocarense de Canoagem que por muitos anos desenvolveu a canoagem no município e engrandeceu o nome de Itaocara em várias competições nacionais e internacionais. 

No período de existência da AICA destacamos os atletas Zezé Maia, Abel Viégas (Velho do Rio) e Walnner Falante. Esse três atletas foram campeões em várias etapas nacionais de canoagem de descida, oceânica e de velocidade. Além desses, participavam da AICA: Denner Ornelas , Wander Ornelas, Reinaldo Viegas, Otílio Pontes, Rodolfo Resende, Frederico Falante, Robson Pedrete, Winner Falante, Pedro Eugênio Sardinha, Cristiam e Vinícius Falante. O canoísta Walnner Falante foi ainda mais longe, sendo o nome de maior destaque da canoagem Itaocararense da época, participando da seleção brasileira em cinco mundiais de Canoagem de Descida: Mundial Júnior de Descida nos EUA, Campeonato Mundial de Descida na Áustria em 1996, Campeonato Mundial de Descida na Alemanha 1998 e Copa do Mundo de Descida em 1996 na Itália, França e Eslovênia.

Infelizmente, depois de alguns anos de existência, a falta de apoio e coesão dos associados fez com que a AICA encerrasse suas atividades, o que culminou com o fechamento da associação e Itaocara ficou durante anos sem canoagem oficial.

COMO SURGIU A ACAI

Abel Ferreira Viégas, "Bel Velho"

Foto: Abel Ferreira Viégas, "Bel Velho"

A ACAI surgiu da ideia do nosso grande canoísta Abel Velho do Rio de buscar restabelecer a canoagem de descida  em Itaocara que passava por anos de inatividade.

Através da reunião dos canoístas Jefferson Figueiredo, Abel Ferreira, José Antônio Pinheiro, Markley Pereira e Walnner Falante nasce a Associação de Canoagem de Itaocara no dia 15/11/2005.

De 2005 para cá muita coisa boa aconteceu. Aumentamos substancialmente o número de canoístas, bem como o número de vitórias na canoagem de descida e oceânica. Também organizamos várias competições regionais de canoagem e cinco Campeonatos Brasileiros de Descida (2009, 2010, 2011, 2012 e 2013), Passeios de Ecológicos de Canoagem, 11 (onze) Encontros de Canoagem, limpezas de rios, soltura de alevinos, plantio de árvores, Bolsas Atletas, evoluímos em treinamentos e muito mais.

Temos inúmeros títulos brasileiros de descida e oceânicos nas categorias Turismo e K1 (que podem ser verificados em Resultados).

A ACAI busca desenvolver quatro pilares principais: Esporte, Proteção Ambiental, Turismo e Saúde, para tanto:

  • Promover o turismo através da divulgação das belezas naturais do Rio Paraíba do Sul;
  • Divulgar o potencial do trecho do Rio Paraíba do Sul para esportes aquáticos
  • Difundir a conscientização ambiental, principalmente a preservação do Rio Paraíba do Sul
  • Semear o conceito de Saúde segundo a OMS: "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades"

A ACAI VERDADEIRAMENTE É UM SUCESSO


https://www.facebook.com/acainoagem/  https://www.instagram.com/acainoagem/  https://www.youtube.com/user/canoagemitaocara/videos


Vídeo do YouTube


Itaocara - RJ