ACAI - ASSOCIAÇÃO DE CANOAGEM DE ITAOCARA
Rua Frei Thomáz, 32 - Centro - Itaocara-RJ CEP 28.570-000
Fundada em 15/11/2005

acainoagem@gmail.com


A Associação de Canoagem de Itaocara - ACAI fica em Itaocara-RJ, cidade localizada no noroeste fluminense as margens do rio Paraíba do Sul.

Maiores informações sobre o município acesse http://www.itaocararj.com.br/ 

 

INÍCIO DA CANOAGEM EM ITAOCARA

A canoagem em Itaocara surgiu no início da década de 80 e logo em seguida foi criada a AICA Associação Itaocarense de Canoagem que por muitos anos desenvolveu a canoagem no município e engrandeceu o nome de Itaocara em várias competições nacionais e internacionais. 

No período de existência da AICA destacamos os atletas Zezé Maia, Abel Viégas (Velho do Rio) e Walnner Falante. Esse três atletas foram campeões em várias etapas nacionais de canoagem de descida, oceânica e de velocidade. Além desses, participavam da AICA: Denner Ornelas , Wander Ornelas, Reinaldo Viegas, Otílio Pontes, Rodolfo Resende, Frederico Falante, Robson Pedrete, Winner Falante, Pedro Eugênio Sardinha, Cristiam e Vinícius Falante. O canoísta Walnner Falante foi ainda mais longe, sendo o nome de maior destaque da canoagem Itaocararense da época, participando da seleção brasileira em cinco mundiais de Canoagem de Descida: Mundial Júnior de Descida nos EUA, Campeonato Mundial de Descida na Áustria em 1996, Campeonato Mundial de Descida na Alemanha 1998 e Copa do Mundo de Descida em 1996 na Itália, França e Eslovênia.

Infelizmente, depois de alguns anos de existência, a falta de apoio e coesão dos associados fez com que a AICA encerrasse suas atividades, o que culminou com o fechamento da associação e Itaocara ficou durante anos sem canoagem oficial.

COMO SURGIU A ACAI

A ACAI surgiu da ideia do nosso grande canoísta Abel Velho do Rio de buscar restabelecer a canoagem de descida  em Itaocara que passava por anos de inatividade.


De 2005 para cá muita coisa boa aconteceu. Aumentamos substancialmente o número de canoístas, bem como o número de vitórias na canoagem de descida e oceânica. Também organizamos várias competições regionais de canoagem e três Campeonatos Brasileiros de Descida (2009, 2010, 2011, 2012 e 2013), Passeios de Ecológicos de Canoagem, limpezas de rios, Bolsas Atletas, evoluimos em treinamentos e muito mais.
Todo este sucesso é fruto de muito esforço de nossos associados, pois a ACAI até hoje(2012) não recebeu ou recebe qualquer tipo de repasse governamental ou patrocínio esportivo. Sobrevivemos de ajudas dos próprios associados ou de recursos doados do comércio itaocaraense.

Nossos atletas são muito vitoriosos!

Através da reunião dos canoístas Jefferson Figueiredo, Abel Ferreira, José Antônio Pinheiro, Markley Pereira e Walnner Falante nasce a Associação de Canoagem de Itaocara no dia 15/11/2005.

Possuímos cerca de 60 cadastros de vários lugares do país e cerca de 20 ativos. Desde a fundação, mantemos as questões burocráticas devidamente acertadas junto aos órgãos oficiais que é uma exigência da Confederação Brasileira de Canoagem para tornar oficiais os títulos nas competições. Diante disso, atletas de vários lugares pedem associação a ACAI para poderem ter seus títulos reconhecidos, e assim, pleitearem recursos do governo federal e estadual.

Hoje podemos afirmar que a ACAI é a Associação mais vitoriosa na Modalidade Descida  no cenário NACIONAL.

Temos inúmeros títulos brasileiros nas categorias Turismo e K1 (que podem ser verificados em Resultados).

A ACAI VERDADEIRAMENTE É UM SUCESSO


Itaocara - RJ