O povo paduano deve estar muito orgulhoso com grandioso brasileiro de canoagem que aconteceu em Pádua no dia final de semana passado (18/07/2025). Pois foi simplesmente incrível!🏆
Antes de tudo queria citar dois nomes: Miguel Mulim e Mateus Leite, certamente muitos outros nomes tornaram esse evento possível, mas esses dois fizeram a canoagem descida renascer na região!
Vou me arriscar citando alguns outros nomes, pois posso esquecer de muitos, já que não fiz parte da organização. Inegável para mim a forte atuação do Renan do Tim - secretário de Esportes de Pádua e do Vereador Halph Kezen de Pádua. Não posso esquecer do Rafael Giroto, presidente da CBCA que não só atuou para que o campeonato acontecesse, como se fez presente!
Nos últimos 20 anos atuo ativamente em Eventos de canoagem na região noroeste fluminense, já são mais de 30 eventos feitos, dentre eles organizei ativamente 5 Brasileiros de Canoagem no Rio Paraíba do Sul em Itaocara-RJ e fui apoio em vários brasileiros no Rio Pomba em Pádua.
Pádua é a maior referência nacional para o esporte!
Posso falar com propriedade que não houve nada igual nos últimos 20 anos.
O que aconteceu em Pádua foi histórico!
Era inimaginável para o momento atual da canoagem descida, que depois do fim da Bolsa Atleta Federal, mingou a canoagem descida na região (desde 2015 não havia brasileiro no estado do Rio de Janeiro) assistir um campeonato tão grandioso.
Quantidade de atletas e estados participantes recorde, o nível muito alto dos atletas, organização impecável.
Nunca acreditei que teríamos condições de receber a CBCA – Confederação Brasileira de Canoagem e contribuir para que ela oferecesse toda estrutura de alto nível que foi colocada.
A confederação transmitiu ao vivo da Prainha das Três Cruzes (rio Pomba) o campeonato! Inimaginável!
A marcação da prova foi toda digital e com equipamentos de alta tecnologia.
Locução maravilhosa do evento, feita com todo cuidado e respeito aos atletas. Locução profissional e especializada!
Um fotógrafo profissional canoísta (Waltemiro Nogueira) a disposição do campeonato. Na descida clássica ficou posicionado no rio Pomba no Quebra Anzol, corredeira mística de difícil acesso que agora pode ser amplamente divulgada com imagem profissionais. Tanto para divulgar a Canoagem, quanto o Turismo e a Preservação do nosso Rio Pomba.
Um período do brasileiro, sábado de manhã, foi todo dedicado à canoagem descida infantil. Ver a criançada no Rio Pomba foi simplesmente lindo demais!
Sim, eu fiquei emocionado como tudo isso e continuo agora escrevendo esse texto!
A esposa de um grande amigo canoísta, brincou comigo: Para Jefinho! Larga de ser exagerado!
Eu falei com ela: Nós canoístas apaixonados pelo esporte e por nossos rios sabemos o que vivemos aqui hoje e certamente foi um sonho que se tornou real!
Parabéns a todos envolvidos e principalmente a todos os atletas que são a razão de ser desse lindo esporte chamado Canoagem Descida!
Jefferson Figueiredo
Presidente da ACAI - Associação de canioagem de Itaocara-RJ
Link Oficial do Campeonato com Resultados da 🔗Confederação
Matéria sobre o 🔗Campeonato